Como fazer live no Tiktok

Como fazer live no Tiktok

Leia como fazer live no tiktok, que tipos de live existem, os requisitos necessários ou como melhorar as lives.

Ninguém tem dúvidas de que o TikTok é um dos maiores sucessos nos últimos anos. A rede ficou rapidamente conhecida por proporcionar o compartilhamento de vídeos rápidos, levando outras redes sociais — como Facebook, Instagram e Youtube — a se adaptarem rapidamente para não perderem as tendências dos usuários.

O Brasil é o quarto país que mais usa a rede no mundo. Por aqui, já somos mais de 72 milhões de usuários, com previsão de chegar a 92 milhões até 2025.

Mas há uma dúvida frequente entre quem está começando a usar a plataforma: como fazer live no TikTok? Existem alguns requisitos para serem cumpridos antes de conseguir executar uma live no TikTok. Para ajudar você a entender tudo sobre como fazer live no TikTok, preparamos este artigo. Confira a seguir!

O que é uma live?

Uma live é quando um usuário das redes sociais faz uma transmissão ao vivo de áudio e vídeo na internet. Nessa modalidade de conteúdo, quem assiste ao vídeo pode interagir com comentários e deixar curtidas, sendo também possível visualizar e acompanhar as atividades dos outros usuários que assistem à transmissão.

Tipos de live no TikTok

Antes de te ensinar como fazer uma live no TikTok, é importante lembrar que existem diferentes formas de usar a TikTok Live. Cada uma delas é indicada para um tipo de evento ou estratégia.

Em cada modalidade, os criadores de conteúdo têm à sua disposição diferentes funcionalidades. Conheça os tipos de lives que podem ser feitas no TikTok:

  1. Eventos LIVE

Disponível apenas para alguns segmentos e contas.

Focada em áreas como música, grandes eventos, organizações sem fins lucrativos e museus, permite agendar, gerenciar e promover vídeos ao vivo. São enviadas notificações avisando quando o evento vai começar.

  1. Go LIVE Together

Com essa funcionalidade, é possível entrar em uma transmissão ao vivo ao mesmo tempo que outros usuários.

Essa função é útil para unir pessoas e empresas com públicos parecidos em uma mesma live, mas também compartilhar sua audiência e conseguir novos seguidores por causa da interação com outras contas.

  1. Perguntas e respostas

Nessa funcionalidade, é possível selecionar as perguntas, colocá-las na tela e respondê-las, tudo ao vivo. Isso aumenta a interação com a audiência e faz com que ela se sinta parte do conteúdo que está sendo exibido.

Esse formato também é bastante útil para empreendedores que trabalham com algum tipo de conteúdo de ensino, como cursos online e treinamentos. É possível oferecer um conteúdo gratuito e interativo aos seguidores e, ao final, direcioná-los para comprar o seu material para se aprofundarem naquele tema.

Todos os usuários podem fazer lives no TikTok?

O recurso de fazer live no TikTok é bem simples, embora fique meio escondido. Ao mesmo tempo, as lives ainda são liberadas para alguns usuários, que cumprem os requisitos da plataforma.

Segundo o TikTok, as lives estão em uma fase de “rolling release” e estão sendo liberadas aos poucos. Portanto, é importante manter o aplicativo sempre atualizado. Se, mesmo após o update, a função não aparecer, só resta mesmo esperar.

Para fazer uma live na ferramenta, o TikTok traz algumas particularidades, como ter, no mínimo, 1.000 seguidores. Outro requisito necessário para habilitar live no Tik Tok é ter 16 anos. Vale lembrar, também, que para fazer o cadastro na plataforma, é preciso ter pelo menos 13 anos.

De qualquer forma, com o tempo, todos poderão criar suas lives e transmitir ao vivo para seus seguidores no TikTok.

Como iniciar uma live no TikTok?

Confira a seguir nosso passo a passo de como fazer live no TikTok:

  1. Abra o aplicativo;
  1. Clique no ícone “+” para criar um novo conteúdo;
  1. Escolha a opção “Live” na barra de ferramentas no canto inferior da tela;
  1. Adicione uma imagem de destaque para a live na opção“Adicionar capa”;
  1. Inclua o tema da live;
  1. Use o recurso de “Filtros” durante a live, se quiser dar um up no visual. Outra opção para suavizar imperfeições no rosto é selecionar “Suave”.
  1. Clique em “Transmitir ao vivo” para iniciar a live.
  1. Clique em “Compartilhar”, caso queira enviar a live para uma ou mais pessoas.

Não consegui iniciar a live no TikTok: o que fazer?

Se você já cumpriu todos os requisitos para as lives no TikTok, mas na hora de iniciar a transmissão aconteceu algum erro, atenção! Antes de tudo, verifique sua conexão com a internet e se o aplicativo está com a versão mais recente.

Com tudo certo, você precisa ficar atento se não está infringindo nenhuma das diretrizes impostas pela plataforma. Lembrando que, ao abrir a live, você notará uma mensagem no canto inferior esquerdo da tela convidando-o a respeitar as diretrizes do TikTok. Isso porque qualquer comportamento impróprio coloca você em risco de ser banido.

Além disso, o TikTok também orienta a não compartilhar informações pessoais durante a transmissão ao vivo. É indicado que você bloqueie ou denuncie todos os usuários que violarem as diretrizes e que possam te prejudicar.

Por fim, se atente ao título da transmissão, certificando de que não há palavras que possam ser banidas ou ir contra as diretrizes, que incitem a violência, ódio e qualquer tipo de preconceito.

Diretrizes da Comunidade

Veja quais são as principais políticas:

  • Proibido violência e comportamento de ódio: qualquer conteúdo que incite ou provoque violência ou ódio contra um indivíduo ou grupo de pessoas, incluindo raça, etnia, religião, orientação sexual, são proibidos na plataforma;
  • Proibido assédio e bullying: também não são tolerados qualquer tipo de comportamento abusivo que possa constranger qualquer pessoa ou grupo;
  • Proibido nudez e conteúdos sexuais: não é permitido nudez, pornografia ou conteúdo sexualmente explícito;
  • Proibido violência: a plataforma não tolera conteúdo que gere ou apoie qualquer violência contra pessoas ou animais;
  • Segurança de menores: qualquer vídeo que incite ou mostre qualquer ato contra menores serão banidos e sujeitos à intervenção das autoridades;
  • Autenticidade: também é preciso colocar conteúdos autênticos e originais, sem cópias.

Como melhorar as suas lives?

Agora que você já sabe como fazer uma live no TikTok, confira as nossas dicas para melhorar as suas lives a seguir!

  1. Planeje bem o conteúdo

Um dos primeiros passos para fazer uma live no TikTok é a criação de um roteiro.

Afinal, ele vai ajudar você a organizar as ideias e também aproveitar melhor o seu tempo. Com isso, é possível oferecer um conteúdo de mais qualidade para a sua audiência, o que também eleva a sua credibilidade.

Para isso, você vai precisar dedicar um tempo para organizar o seu conteúdo. Assim, você terá uma noção maior de onde começa e de onde acaba cada tópico, e também poderá dividir melhor o seu tempo entre os temas.

  1. Ensaie em frente às câmeras

Mesmo os profissionais mais experientes, diante das câmeras, podem se sentir desconfortáveis. Por isso, é muito importante treinar para adquirir mais confiança.

Mesmo se você já estiver acostumado com as câmeras, essa é uma parte do processo que não deve ser ignorada. Durante esses ensaios, você pode descobrir alguns tópicos dos conteúdos que podem ser melhorados ou analisar alguma questão que não está sendo bem explorada, tendo a oportunidade de melhorar isso.

É importante lembrar que, em uma live, tudo o que é dito é transmitido sem cortes para a sua audiência. Portanto, quanto mais problemas você puder evitar, melhor.

  1. Teste os equipamentos

Testar os equipamentos com antecedência antes que qualquer transmissão ao vivo seja realizada é fundamental para o sucesso.

Além disso, ter equipamentos extras, ou seja, smartphone, microfone e iluminadores, é essencial. Lembre-se também de testar a internet e de ter dados móveis disponíveis, caso o wi-fi não funcione por algum motivo.

  1. Atenção ao cenário

Estar atento ao ambiente em que você fará a gravação é fundamental. Isso porque ele também é responsável por transmitir credibilidade para o seu conteúdo.

Nesse sentido, é importante pensar em questões como a escolha do fundo, a iluminação e uma série de outros fatores. Os detalhes ajudarão a melhorar cada vez mais a qualidade das suas lives.

  1. Divulgue com antecedência a sua live

Se você quer uma audiência consistente nas suas lives, o ideal é criar um calendário para realizá-las e também divulgá-las entre os seguidores. Com isso, o seu público pode se organizar para estar presente.

Além disso, você pode fazer a divulgação em seus canais de comunicação, inclusive, em outras plataformas de redes sociais.

Como habilitar para ganhar dinheiro com live no TikTok

Com o TikTok, também é possível receber moedas dos seguidores durante as lives.

Esses pagamentos são feitos por meio de moedas virtuais, representadas no aplicativo por emojis de rubis e diamantes, que posteriormente podem ser transformados em dinheiro real para serem transferidos para a sua conta bancária.

Assim como a live, a monetização é liberada automaticamente para quem cumpre os requisitos citados acima. Porém, para receber moedas, é preciso ter 18 anos completos (e não 16, como para a liberação da live).

Dessa forma, quem cumpre os requisitos, ao fazer uma live no TikTok, vai ter a opção de doação de moedas. Depois, basta fazer o resgate na plataforma. Pronto! Agora você sabe como fazer a sua live no TikTok.

Você também pode ter interesse: