Como recuperar fotos apagadas no iPhone

Como recuperar fotos apagadas no iPhone

Apagou sem querer fotos no iPhone? A gente explica como recuperar fotos apagadas no Iphone.

Os celulares são, hoje em dia, uma das nossas principais formas de registrar momentos. Nesse contexto, tirar fotos e fazer vídeos com seu smartphone já virou uma tarefa bem comum e quase diária para muitas pessoas. É muito comum, no entanto, apagar algumas dessas fotos e vídeos para organizar seu celular e ganhar espaço de armazenamento. O problema é quando apagamos algum arquivo sem querer e nos perguntamos se é possível recuperá-los. Notícia boa para você: a resposta é sim! Existem alguns métodos muito práticos que podem te ajudar nisso.

Acompanhe cada método pelo passo a passo abaixo. Confira seguindo a leitura!

Perder fotos é algo que sempre nos atinge, certo?

Felizmente, há muitas maneiras de tentar reverter esse processo hoje em dia, com o intuito de recuperar suas fotos e não perder seus registros.

Por isso, no tutorial de hoje, vamos te ensinar como é possível fazer isso em seu iPhone ou iPad da maneira mais simples possível.

Recuperar fotos através da pasta “Apagados”

Um ponto muito positivo dos aparelhos Apple é que é possível recuperar qualquer foto apagada caso isso tenha sido feito em até um mês.

Se for o seu caso, basta clicar em “álbuns” e ir até a pasta “Apagados”.

Nesse local você encontrará todas as imagens apagadas nos últimos 30 dias, sendo possível recuperá-las facilmente.

Esse processo é muito simples, certo? Por isso, nossa primeira dica é sempre ser ágil caso perceba que apagou algo que não devia.

Caso já tenha passado mais de um mês que você apagou alguma das fotos que quer restaurar e elas não sejam mais visíveis na pasta “Apagados”, fique calmo: ainda há algumas maneiras de contornar a situação.

Recuperar fotos através de um backup do iCloud

Caso suas fotos não mais estiverem na pasta “Apagados”, você ainda poderá recuperá-las restaurando um backup anterior do seu telefone.

O único problema dessa alternativa é não poder restaurar somente uma parte desse backup. Nesse caso, todos os seus arquivos serão recuperados do iCloud, como aplicativos, dados, mensagens de texto e outros, o que talvez você não queira.

Mas, se o backup for bastante recente, ou se a foto for realmente importante para você, restaurar pode valer a pena.

  • Ativando o iCloud

1. Antes de recuperar fotos do seu backup do iCloud, garanta que ele está habilitado. No seu iPhone, abra os “Ajustes” e toque no seu ID Apple, no topo da tela;

2. Nas opções que serão abertas, clique em “iCloud”;

3. Entre em “Fotos”.

4. Ative a opção “Fotos do iCloud” e duas opções aparecerão na tela. A primeira é para caso você tenha pouco espaço disponível, fazendo a imagem original ser compactada, enquanto a segunda manterá o tamanho do arquivo.

  • Recuperando fotos pelo iCloud

O recurso “Fotos”, do iCloud, é como um backup contínuo, podendo ser acessado de qualquer dispositivo para recuperar arquivos salvos.

Se o aplicativo Fotos estiver sincronizado com o iCloud no seu iPhone, é só logar na sua conta ID Apple e encontrar as mídias que deseja.

  1. Acesse o site icloud.com
  2. Clique em “Fotos”;
  3. Selecione os arquivos que você deseja fazer o download e clique para baixar (o ícone é representado por uma nuvem e uma seta para baixo).
  • Recuperar fotos através de um backup do iTunes

A maioria das pessoas usa o iCloud para fazer backup e restaurar o telefone.

Mas não se preocupe: se você ainda estiver usando o iTunes, a restauração do seu backup também é bastante simples.

  1. Instale o iTunes no computador e conecte o iPhone;
  2. Toque no ícone do iPhone no canto superior esquerdo para entrar na página do seu dispositivo;
  1. Clique na opção “Restaurar Backup…” e escolha o backup que deseja restaurar;
  2. Digite a senha do iCloud ou do backup criptografado, caso necessário;
  3. Clique em “Restaurar”.
  • Recuperar fotos através de armazenamento em nuvem

Você com certeza já conhece ou utiliza algum serviço de armazenamento em nuvem. Alguns exemplos deles são o Dropbox, o OneDrive e o Google Drive.

Eles facilitam muito a vida de quem deseja sempre ter uma segunda forma de guardar arquivos, fazendo mais fácil recuperar fotos perdidas.

Esses serviços permitem que você crie um backup automático, separado das suas fotos e independente do iCloud e do iTunes, sincronizados no seu computador.

Você pode instalar algum desses aplicativos no seu iPhone e configurá-los facilmente para fazer backup de suas fotos. Fazendo isso, seus arquivos são copiados para a nuvem em segundo plano, sem exigir nenhum trabalho de você.

Para restaurar suas fotos através de um backup de um serviço de nuvem como Dropbox, OneDrive ou Google Drive, veja a seguir:

  1. Abra a pasta do seu computador que inclui as fotos de backup do seu iPhone;
  2. Abra sua coleção de Fotos do iCloud em um navegador da web;
  3. Mova as fotos da pasta para o navegador. Elas serão carregadas automaticamente para o iCloud e, logo em seguida, sincronizadas com o seu iPhone.

Recuperar fotos através de serviços e softwares

Você já ouviu falar em serviços ou softwares de restauração de arquivos?

Apesar de nem sempre seu uso ser intuitivo, eles podem ser muito úteis caso suas fotos não estejam salvas em um backup, ou já tenham sido deletadas há mais de um mês.

Conheça alguns deles abaixo:

  • PhoneRescue

Uma opção é o software Phone Rescue.

Para começar, baixe o programa e o instale em seu computador ou Mac.

Tendo feito o download, basta abrir o programa, conectar seu iPhone ou iPad e clicar na opção “Recover from an iOS device”.

Clicando nessa opção, você verá vários exemplos do que pode ser recuperado em seu dispositivo.

Fique atento, pois o aplicativo mostra a possibilidade de recuperação de diversos arquivos, como seu histórico de navegação a contatos e arquivos diversos.

Para recuperar as suas fotos, selecione “Camera Roll”, “Photo Stream” e “Photo Library”.

O programa fará uma análise do seu aparelho, descobrindo o que ainda é possível recuperar. Não se assuste, pois esse processo pode demorar alguns momentos.

Nesta etapa, você já poderá ver todas as fotos que são possíveis de serem restauradas no dispositivo.

Selecionar as que deseja e clique em “Recover” para o programa iniciar a recuperação.

  • Wondershare Dr. Fone

Outro aplicativo que você pode usar para recuperar suas fotos apagadas é o Wondershare Dr. Fone.

Apesar de ser um serviço pago, esse software é bem completo e compensa se você realmente precisar de uma opção eficaz para restaurar suas imagens.

O processo de recuperação é bem simples.

  1. Instale e abra o Wondershare Dr. Fone;
  2. Conecte seu dispositivo ao computador;
  3. Selecione seu aparelho e clique em “Iniciar”. Nesse momento, o software começará a análise dos seus arquivos excluídos;
  1. Quando o software finalizar o processo, você verá as imagens que podem ser restauradas para o seu celular;
  2. Selecione as que desejar e clique na opção “Recuperar”. Dessa forma, todos os arquivos que forem possíveis serão recuperados para o seu dispositivo.

Dicas para evitar a perda de fotos

Atenção: é importante lembrar que nenhum programa, software ou serviço faz milagres.

Se suas fotos foram excluídas há bastante tempo, pode ser que não haja chances de recuperá-las. Ainda assim, todos os processos aqui listados podem ser uma chance extremamente válida para consegui-los de volta.

Mais importante, no entanto, pode ser criar alguns hábitos para não perder seus arquivos. Confira as dicas a seguir:

  1. Fazer backup no iCloud:

A primeira dica também é a mais simples, já que a maioria dos usuários do iPhone ou iPad já utilizam o iCloud para armazenar seus arquivos.

O serviço é ótimo para fazer o backup de suas fotos e ter certeza de que elas estarão a salvo mesmo se você as apagar de seu dispositivo.

  1. Fazer backup em outros serviços de nuvem:

Se não quiser usar o iCloud por algum motivo, você pode usar outros serviços de armazenamento na nuvem.

Há muitos que você pode considerar e que funcionam bem com iPhone e iPad, como o Google Drive e o Dropbox, citados acima.

  1. Armazenar as fotos em um HD/Cartão SD:

Caso não queira deixar as imagens em recursos de armazenamento na nuvem, você pode optar por um backup físico.

Nesse caso, você pode optar por guardar seus arquivos em um HD ou em um cartão de memória SD, se preferir. Pronto! Agora você sabe como recuperar fotos apagadas do seu iPhone.

Você também pode ter interesse: