Como gravar a tela do notebook (4 opções)

Como gravar a tela do notebook (4 opções)

Descubra como gravar a tela do notebook. Veja os aplicativos Windows e macOS que permitem gravar a tela passo a passo.

Precisa capturar a tela de seu computador? O Windows e o macOS têm várias ferramentas de fábrica, e você ainda pode recorrer a aplicativos de terceiros. Vamos a eles!

Seja você um profissional que necessita uma captura de tela para uma apresentação de trabalho, um desenvolvedor de  softwares que está criando um vídeo instrutivo ou simplesmente alguém que quer publicar um vídeo no YouTube, veja a seguir quais são as suas opções.

Gravar a tela com Xbox Game Bar

Parte integrante do Windows 10, o Game Bar foi concebido para gravar jogos que você roda diretamente em seu PC ou transmite através de um console  de Xbox. Com a mesma facilidade, ele pode capturar atividades de tela de outros aplicativos.

Eis o passo a passo:

  1. Vá para “Configurações”,
  2. Depois, clique em “Games”
  3. Dali, vá para “Xbox Game Bar”
  4. Em seguida, clique em “Ativar Xbox Game Bar”

Aqui você também pode mudar qualquer atalho de teclado para abrir o Game Bar, capturar uma tela e gravar um vídeo. Se você ligar um Xbox Controller ao seu PC, pode acionar o Game Bar apertando o botão do Xbox neste controle.

Você conseguirá gravar atividades da maioria dos aplicativos e janelas, com exceção do Windows desktop, File Explorer e determinados aplicativos do Windows, como o Clima.

Eis o passo a passo:

  1. Vá para tela que quer gravar e clique “Win + G” para abrir o  Game Bar. Vários widgets aparecerão na tela com controles para captura de tela, gravação de áudio e vídeo e transmissão de atividades de tela.
  1. Clique no botão “Começar a gravar” ou use o atalho de teclado “Win + Alt + R”. Agora realize as ações de tela que você quer capturar. Depois de clicar na tela, os widgets do Game Bar desaparecem, sendo substituídos por uma pequena barra flutuante no canto superior direito da tela por meio da qual você pode controlar a gravação.
  1. Para interromper a gravação, clique no botão “Gravando” na barra flutuante. Assim que a gravação terminar, uma notificação informa que o vídeo foi registrado.
  1. Clique na notificação para assistir o vídeo no Game Bar
  2. Clique no botão “Tocar” para assistir o vídeo

Você ainda pode acessar e tocar o vídeo na localização padrão do File Explorer seguindo para “C: usuário > vídeos > capturas”.

Seus vídeos estarão armazenados ali como arquivos MP4, que podem ser carregados onde você quiser.

Também é possível alterar o Game Bar:

  1. Vá para “Configurações”
  2. Depois, clique em “Games”
  3. Dali, vá para “Capturas”

Neste local, você consegue mudar a localização padrão de seus vídeos, ativar gravações em segundo plano para capturar atividades posteriormente, escolher gravar vídeo com áudio e alterar a taxa de quadros entre 30 e 60 quadros por segundo.

No próprio Game Bar:

  1. Clique no ícone “Configurações” no lado direito da barra superior
  2. Percorra as várias categorias para alterar os atalhos, mudar o tema, mexer nos widgets, configurar gravações em segundo plano e gravar vídeo com áudio

Gravar a tela com macOS Screenshot Tool

Os computadores com Mac também contam com sua própria ferramenta de captura de tela nos sistemas macOS Mojave e superiores.

Eis o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo ou janela que deseja capturar;
  2. Aperte “Shift + Command + 5” para abrir a ferramenta de captura de tela do sistema;
  3. Na barra de ferramentas inferior, você pode escolher se captura a tela inteira, só a janela selecionada ou uma parcela da tela de sua escolha. Para vídeos, as opções incluem gravar a tela inteira ou uma parcela da tela de sua escolha.
  1. Clique no botão “Opções” para escolher onde salvará sua gravação e iniciar uma contagem regressiva para iniciá-la. Não esqueça de verificar a opção de usar o microfone de seu Mac se estiver gravando sua voz ou áudio externo;
  1. Clique em “Gravar tela inteira” ou “Gravar trecho selecionado” para começar a gravar. Um botão de gravação aparecerá no alto da tela da barra de menu. Clique nele para parar de gravar e um marcador da gravação será acrescentado ao seu computador. Clique duas vezes no arquivo de gravação de tela para exibi-lo em seu tocador de vídeo padrão.

Você ainda pode acionar a gravação de tela diretamente no QuickTime em um computador da Apple.

Eis o passo a passo:

  1. Abra o QuickTime Player
  2. Clique em “Arquivo”, depois “Nova gravação de tela”

Na primeira vez que você o fizer, será instruído a abrir as “Preferências de sistema” para permitir que o QuickTime Player grave sua tela

  1. Vá para suas configurações e clique na caixa para conceder as devidas permissões
  2. Inicie a nova gravação novamente pelo QuickTime e você poderá usar a ferramenta de gravação de seu Mac

Gravar a tela com OBS Studio

Gratuito, o OBS Studio funciona em máquinas com Windows, macOS e Linux e oferece muitas ferramentas em um pacote.

Usando o painel de controle flutuante do programa para comandar o início e o final das gravações, você pode gravar atividades de tela, de seu microfone e de áudio do computador.

O OBS Studio salva as gravações como arquivos MP4.

Você ainda pode transmitir seu vídeo ao vivo ou recorrer ao Studio Mode para acrescentar cortes, fades e outras transições ao vídeo.

O programa proporciona uma variedade de configurações, com as quais é possível alterar o formato e outros parâmetros tanto no áudio quanto no vídeo das gravações.

O OBS Studio parece complicado inicialmente, mas não deve demorar para você se acostumar a ele e usá-lo com eficiência.

Gravar a tela com Free Cam

O Free Cam é um gravador de tela extremamente básico para usuários de Windows, mas continua dando conta da maioria das necessidades.

Ele captura atividades de tela e áudio e salva as gravações no formato  WMV file.

Eis como usá-lo:

  1. Clique no botão “Nova gravação”
  2. Selecione que área da tela você quer capturar, seja uma única janela ou aplicativo, seja a tela inteira
  3. Clique no botão “Gravar” para iniciar a captura
  4. Aperte “Esc” quando terminar

Sua gravação aparecerá em uma tela de prévia onde você poderá editá-la, salvá-la como arquivo de vídeo ou publicá-la diretamente no YouTube.

Você também pode ter interesse: