Como ler QR Code

Como ler QR Code

Descubra como ler QR code, tenha você um Android ou iPhone.

Não tem mais escapatória: os códigos QR estão em toda parte. Seja para ler o cardápio de um restaurante, abrir a página de um produto que você viu na televisão ou baixar um aplicativo, o uso dos códigos QR se dissemina. A pandemia de coronavírus ampliou ainda mais a ferramenta, que tem a vantagem adicional de dispensar o contato físico.

Veja aqui como escanear os códigos QR com seu iPhone ou Android e como proceder se seu aparelho não estiver habilitado.

Como escanear códigos QR com Android

Se você tem um smartphone com versão Android 8 ou posterior, conseguirá escanear um código QR abrindo o aplicativo Câmera, apontando o telefone para o código QR e clicando no banner. Se este não aparecer, você pode escanear o código com o aplicativo Google Lens.

Eis o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo Câmera

Você pode fazê-lo deslizando o dedo na parte inferior da tela

Outra opção é clicar na barra de pesquisa na tela principal e digitar “Câmera”

  1. Aponte o Android para o código QR para escaneá-lo

Todas os quatro cantos do código QR precisam estar enquadrados no visor

Em um telefone com versão Android 8 ou posterior, um banner deve aparecer

  1. Clique no banner

Isto fará com que você entre em um site, abra um aplicativo ou realize outra das várias ações possíveis com o uso de um código QR.

Se o banner não surgir, você pode recorrer ao Google Lens. O ícone do Google Lens, que parece um círculo dentro de uma caixa partida, pode aparecer em algum lugar da tela. Pode ser também que você precise clicar em “Modos” ou “Mais” no canto inferior direito do app e selecionar “Lens”. A seguir, insira o código QR nas linhas brancas e clique na lupa para escaneá-lo.

Em alguns smartphones, você também pode abrir o Lens clicando e segurando o código QR no tela até ver uma roda giratória multicolorida. Clique no banner quando ele aparecer acima do código QR.

Se o Google Lens não estiver funcionando no app de câmera do seu aparelho, você pode ter que habilitá-lo nas configurações.

Você pode verificar estas configurações de câmera no aplicativo ou nas configurações gerais de seu Android, habilitando a opção “Sugestões de Google Lens” a seguir.

Outra alternativa é baixar o aplicativo Google Lens na Google Play Store. Assim que você abrir o app, transfira o código QR para o centro do visor e clique na lupa na parte inferior da tela para escaneá-lo.

Se seu aparelho tiver Android 7 ou uma versão anterior, ele pode não ser compatível com o aplicativo, mas talvez o Google Lens esteja incluído em seu aparelho.

Para descobrir, pressione o botão Home na parte inferior do celular, ou a linha na parte inferior da tela, até o Google Assistant aparecer. Em seguida, clique no ícone do Google Lens ou escolha os ícones de microfone e diga “abrir Google Lens”.

Se nada disso funcionar, você pode tirar uma foto do código QR, abrir o aplicativo Google Photos e clicar no ícone do Google Lens abaixo da imagem.

Como escanear códigos QR com seu iPhone

Eis o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo Câmera

Você pode fazê-lo rapidamente deslizando o dedo para a esquerda na tela de desbloqueio

Outra opção é deslizar para baixo do meio da tela principal e digitar “Câmera” na barra de pesquisa no alto da tela

  1. Aponte o iPhone para o código QR para escaneá-lo

Não é necessário preencher toda a tela, basta que os quatro cantos do código QR apareçam no app

Tendo escaneado corretamente o código QR, um banner surgirá acima dele e você também verá um ícone amarelo do código QR no canto inferior direito

  1. Clique no banner ou ícone do código QR no canto inferior direito

Isto fará com que você entre em um site, abra um aplicativo ou realize outra das várias ações possíveis com o uso de um código QR

Caso não veja nem o banner, nem o ícone do código QR, confira se a opção “Escanear códigos QR” está habilitada. Para isso, vá para “Configurações > Câmera” e clique na barra de deslizamento próxima de “Escanear códigos QR”. Se ficou verde, está ligada!

Se ainda assim você não estiver encontrando o banner ou o ícone do código QR, tire uma foto do código QR e a abra no aplicativo Fotos. Depois clique no ícone Texto Ao Vivo, que lembra três linhas em uma caixa, no canto inferior direito. Por fim, clique no código QR e o banner deve aparecer.

Você também pode ter interesse: